21/09/2018

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está realizando hoje, 21 de setembro, diversas atividades em comemoração ao Dia da Árvore, tendo como parceiros, entidades ligadas ao meio ambiente e estudantes de escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino. O objetivo é fazer um alerta sobre a necessidade da adoção de práticas preservacionistas, que atenuem ou retardem as consequências devastadoras da degradação ambiental no planeta.

Em Ituiutaba as ações começaram logo pela manhã, com o plantio de mudas de árvores na Praça Alcides Junqueira. Esta atividade contou com a participação de alunos da Escola Estadual Bias Fortes. “É muito importante a participação de crianças nestas ações, pois conseguimos despertar nelas a consciência de que devemos conservar e plantar, ao invés de devastar nossas reservas naturais”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Ivanilson da Silva Neves.

Ainda pela manhã, servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente participaram de uma blitz educativa, junto com a Polícia Militar Ambiental e atiradores do Tiro de Guerra 11002, na MGT 154, entre os municípios de Ituiutaba e Capinópolis. No local foi feita uma farta distribuição de mudas e os motoristas foram alertados sobre a importância da preservação, que começa com os cuidados que evitam as queimadas às margens das rodovias, como o descarte de bitucas de cigarros, por exemplo.

As atividades, em comemoração ao Dia da Árvore, prosseguiram no período da tarde, com o plantio de mudas na Escola Estadual Rotary, por alunos daquela instituição de ensino. No total foram plantadas cinco mudas de Ipês, outras cinco mudas de Flamboiant-mirim, outras cinco Patas-de-vaca e, completando o plantio, cinco mudas de Cássia.

No final da tarde, alunos do ESI-Colégio Santa Tereza, participaram de uma Blitz Educativa no cruzamento da Rua 20 com a Avenida 7, onde houve a distribuição de aproximadamente 50 mudas da espécie Oiti.

“Foram diversas atividades desenvolvidas ao longo desta sexta-feira, mas encerramos as comemorações sobre o Dia da Árvore, com a certeza que conseguimos transmitir a nossa mensagem sobre a importância da conscientização da população quanto à necessidade de preservação o meio ambiente”, disse diretora do Departamento de Controle Ambiental, Vanúsia Sátiro. Amanhã (22) a SMMAI ainda fará distribuição de mudas, pela manhã, na Praça Cônego Ângelo.