05/06/2019

As comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente nesta quarta-feira (5) levaram um grande número de pessoas à Praça Cônego Ângelo, onde foram desenvolvidas diversas atividades. “A realização de ações como esta é de extrema importância para que possamos despertar na população a consciência sobre a preservação ambiental em todos os sentidos. É muito importante a presença de tantas crianças aqui, pois são elas que vão garantir um ambiente saudável para as próximas gerações”, avaliou o prefeito Fued Dib.

O evento promovido pela Prefeitura de Ituiutaba através das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Social, teve como parceiros a Superintendência de Água e Esgotos (SAE), o Viveiro Municipal, Coopercicla, Unopar, Orquidário Caraíba, Departamento de Zoonoses, Green Ambiental, Joias Sustentável, Escola Estadual João Pinheiro e Escola Risoleta Neves.

Durante todo o dia foi feita uma farta distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas. Também foram realizadas oficinas sobre as inúmeras possibilidades transformação e reutilização de boa parte do lixo que produzimos. “Havendo conscientização, poderíamos reduzir em mais de 60% a quantidade de lixo que mandamos diariamente para o Aterro Sanitário. Bastaria separar o material reciclável do lixo orgânico e fazer a destinação correta de cada um deles”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Renato Moura.

Segundo ele, o caminho para esta mudança passa por eventos como este que atrai a participação de centenas de crianças. “O aprendizado que elas recebem e na escola, certamente levarão para suas casas e isto pode se multiplicar de tal forma, envolvendo toda a família. É isto que esperamos delas. Que garantam agora um ambiente saudável para ser desfrutado ao longo de toda sua vida e por seus filhos e netos”, disse Renato Moura.